sexta-feira, 1 de julho de 2011

"UMA TEORIA DA POLÍTICA DO COTIDIANO NA DIÁSPORA NEGRA"

Olá, caros colegas!

Repassando a informação:

O Laboratório de Estudos Africanos (LEÁFRICA) do Instituto de História da UFRJ convida para a sessão inaugural do EncontrÁfrica – uma série eventos em que pesquisadores sobre temas de África e da diáspora africana irão compartilhar suas trajetórias de investigação e os resultados de seus trabalhos com estudantes, professores e público interessado.
Nesse encontro, receberemos o Dr. MICHAEL HANCHARD, da Universidade Johns Hopkins, que falará sobre "UMA TEORIA DA POLÍTICA DO COTIDIANO NA DIÁSPORA NEGRA"

Dia e hora: 07/07/2011 (quinta-feira), às 14h
Local: Instituto de História da UFRJ – Largo de São Francisco nº1 – Centro – Rio de Janeiro, RJ, sala 113. Térreo. A palestra será em Português.

O Dr. Hanchard é Presidential Professor do Departamento de Ciências Políticas da Universidade John Hopkins (EUA), foi pesquisador visitante da Universidade de Gana (África Ocidental) e da Universidade de West Indies (Jamaica). Fez pesquisa no Brasil, onde já esteve outras vezes, convidado para ministrar palestras e cursos. Recebeu, entre outros prêmios, o Ford Foundation Award para a pesquisa “Global Mappings: a Political Atlas of African Diaspora”. É autor dos livros Party/Politics: Horizons in Black Political Thought. New York: Oxford University Press, 2006 e Orpheus and Power: Afro-Brazilian Social Movements in Rio de Janeiro and São Paulo, Brazil, 1945-1988. Princeton University Press, 1994. Suas pesquisas mais recentes discutem as implicações do racismo numa perspectiva que atravessa diferentes regiões da diáspora africana e do próprio continente, além de conceitos como afro-modernidade, discutindo políticas negras transnacionais em diálogo com teorias do nacionalismo.

Um comentário:

  1. Olá,

    sou professor de história e estou finalizando minha pós graduação em Diáspora Africana no Brasil. O tema do meu trabalho é sobre o conflito em Darfur, até a divisão que ocorreu pouco tempo. Como não há um "contato" no blog, estou escrevendo para saber se algum dos mestres teriam material para este tipo de pesquisa.

    Aguardo respostas: lucinei.professor@yahoo.com.br

    ResponderExcluir