sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Simpósio Internacional Recife – Luanda: Pontos de Partida e Perspectivas para a Cooperação Trilateral Brasil, África, Alemanha





O Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) realizará, entre os dias 9 e 13 de novembro, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco (CFCH/UFPE), o “Simpósio Internacional Recife – Luanda: Pontos de Partida e Perspectivas para a Cooperação Trilateral Brasil, África, Alemanha”.

O projeto, idealizado pelo CCBA, foi aprovado pelo Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da República Federal da Alemanha. “Queremos nos dedicar à observação dessas duas metrópoles do Hemisfério Sul, tentando compreender de que maneira elas estão enfrentando os desafios globais”, enfatiza Christoph Ostendorf, diretor do CCBA no Recife.

Entre os objetivos do simpósio, destacam-se, ainda, identificar novas oportunidades de cooperação entre o Brasil e a África, mapeando as áreas promissoras para o intercâmbio cultural e a cooperação entre Recife e Luanda; comparar as duas metrópoles, a partir de leituras interdisciplinares; além de promover uma discussão ampla acerca das condições institucionais existentes, visando projetos triangulares de intercâmbio cultural e de cooperação técnica e social.

“Durante o evento, também queremos que sejam apresentados os programas de intercâmbio acadêmico e de cooperação científica triangulares, já existentes no Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”, complementou o diretor.

TEMAS EM DISCUSSÃO
Entre as participações confirmadas destacam-se a do escritor José Eduardo Agualusa (foto acima), que fará a palestra “Luanda Entre Realidade e Ficção – Leituras”; a do historiador e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), José Bento, que falará sobre “Recife-Luanda: Reaproximações Históricas e Culturais”; a do professor Ulf Vierke da Universidade de Bayreuth (Alemanha), que abordará o tema “Cultura Urbana Contemporânea em Luanda e Nairobi”; a do cientista político e professor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Thales Cavalcanti Castro, que vai explanar sobre o tema “Brasil-Angola: A Nova Agenda de Cooperação Política e Econômica”. “Megacity Recife – Uma Radiografia Socioambiental” será o tema a ser discutido pela engenheira ambiental e professora da Universidade de Pernambuco (UPE-POLI), Fátima Brayner, em parceria com a arquiteta e professora da UFPE, Gabriela Barbosa. O artista plástico António Olé abordará o tema “Luanda – Uma Leitura Artística”.
O evento é voltado para pesquisadores, professores, estudantes, gestores públicos, integrantes de organizações não-governamentais (ONGs), além de representantes de agências de cooperação. O simpósio é aberto ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário